terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O VALOR DO "PRÓXIMO"





Na parábola do "Bom Samaritano", uma das mais belas e conhecidas parábolas contadas por Jesus (Lucas:10: 25 a 37), é descrito o valor do PRÓXIMO, aquele intrínseco em cada ser humano. Jesus esboça  que o segundo grande mandamento é amarmos o próximo como nos amamos.


Quem é o meu próximo? o que é amar o próximo como eu me amo? Utilizando as palavras de Éd René Kivtz, o próximo é todo aquele que desenvolvemos uma relação de amor, por isso, é importante destacar que você pode estar perto da pessoa, mas não ser próxima dela. Você pode ser vizinho, passar bem perto dela todos os dias, frequentar o mesmo lugar, trabalhar juntas, estudar na mesma sala, e simplesmente não ser próxima..


O que Jesus nos ensina, está além da distância, está na atitude de AMOR. E amar, é você querer o bem para a pessoa; amar é servir; amar é uma qualificação de serviço; amar está relacionado ao cuidado que você tem com o próximo, seja no falar, no agir, naquilo que você faz para torna-lo digno.


Segunda-feira passei a entender melhor o que é isso. Diante de uma possível tragédia e que poderia trazer maiores prejuízos como perdas humanas, vi em atitudes um pouco do que é ser próximo, o que é amar o próximo, o que é assumir a dor do seu irmão, do seu amigo, do seu familiar. Vi a água invadindo as ruas, as casas, e homens, em uma atitude de solidariedade, ajudando os necessitados, os que estavam em situação de risco, os que poderiam perder seus bens materiais. Nestas atitudes, percebemos o que é ser próximo, o que é amar o próximo. Vemos que ainda há resquícios de bondade, de solidariedade humana, um reflexo daquele que nos fez a Sua Imagem e Semelhança, DEUS.


Assim como vi o que é ser próximo, consegui perceber o oposto, o que não é ser próximo. Diante de tantas necessidades e de riscos a vida, haviam pessoas indiferentes, totalmente inertes em sua frieza e egoísmo. E se não bastasse isso, ainda atrapalhavam aqueles que ainda sentem compaixão pelo próximo. Expectadores da destruição e que é capaz de desejar mal para os da sua espécie. Estes não deveriam sequer, considerar-se humanos.


Aqui fica minhas palavras de gratidão a Deus, pelo seu amor, cuidado, fidelidade e misericórdia; a todos que de alguma forma ajudou e me fez perceber o grande valor do segundo mandamento; e minha revolta aos "humanos" indiferentes, frios e egoístas.


Que possamos aprender o real sentido de AMAR o PRÓXIMO como amamos a nós mesmos... 




Felippe Ramos do Nascimento










4 comentários:

  1. Bom cara, sinto muito por tudo que aconteceu, realmente uma tragédia, que no final esta dando tudo certo, que Deus abençoe a você e a todos os seus familiares e moradores da cidade de Ibituruna, a Igreja Batista Pioneira de Guaíra está orando por vocês pode acreditar, e eu estou orando muito por vocês também.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. A "notoriedade desse nosso tempo moderno” condiz com a atuação FURIOSA da Natureza. Mas,bom é nos fazermos irmãos VERDADEIRAMENTE.O Ser humano ilimita-se quando em casos de catástrofes como é o caso nessa belíssima cidade que é Ibituruna-MG.”Serra Negra”,marcada nesse início de semana por uma gigantesca surpresa de Deus que não o fazia “há mais de 15 anos”.O volume de água é surpreendente!Mas creio que, o volume da Solidariedade: Local, Regional, Estadual, Nacional, será e, é de uma grandeza ainda maior que toda essa tragédia que está (irá passar) passando Ibituruna-MG. Lembremo-nos, TUDO é Deus! Dessa forma,venhamos a nos alegrar com os presentes bons e ruins ofertados por E’LE.Somente a Deus cabe o Juízo do homem em sua morada,tanto a morada terrestre,quão imprescindivelmente sua morada celestial.Resido em Belo Horizonte,frequento a cidade de Ibituturna-MG,no entanto,o sofrimento daquele povo,dói,por demasia em meu coração.Povo bom,sofrido,de relevante valor cultural,social e humano.Ibituruna-MG terá seu júbilo,sua alegria,o sol,virá!!Assim, me faço a filosofar em alusão a “Noé”:
    Que a Arca do Dilúvio, nos seja o próprio Cristo. Assim,E’le que nos coloque onde devemos estar.Tallys Dias-BHTE-MG

    ResponderExcluir
  4. Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.
    Como é bom encontrar blogs como este vosso, uma benção. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento. Convido-os para conhecer o nosso blog, Mensagem Edificante para alma, ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Deus vos abençoe ricamente
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com

    ResponderExcluir